Setor 7 – 27 km
Pela Margem Direita
No concelho de Mértola partindo da Aldeia da Mesquita, seguiremos ao longo de grandes propriedades, extensões pouco arborizadas de relevo ondulado, onde encontramos rebanhos de ovelhas e vacas, mas pouquíssima presença humana. O caminho cruza os pequenos lugares como o monte Vicentes, Roncão e Lombardos até voltarmos a avistar o Guadiana. Até Mértola espera-nos o “Grande Desafio” tome atenção e cuidado ao cruzar a ribeira de carreiras, aqui o caminho é sinuoso e de grau de dificuldade, modere o seu esforço enfrente o declive e siga a nossa sinalética.
Depois de vencida a tirada, siga pelo percurso sinalizado e que vai entroncar ao PR1.
Há derivação para o percurso da Estação da Biodiversidade (EBIO) da Bombeira do Guadiana.
Aproveite a paisagem, está perto do final!! O rio será a sua companhia até Mértola, siga pelas sombras do perímetro florestal e faça um curto troço de estrada nacional, onde devemos ter muito cuidado, até entrarmos na vila pela ponte sobre a ribeira de Oeiras.
Mesquita
Partida
27km
Extensão
Média
Dificuldade
4m
Altitude Mínima
190m
Altitude Máxima
MAPA DO SECTOR Saiba mais sobre a variação do percurso e sobre os serviços que pode encontrar no seu caminho.
Mapas e Folhetos
Com os folhetos da Rota do Guadiana, ficará com toda a informação organizada no seu smartphone, podendo imprimir para melhor consulta. Descarregue já.
FAUNA E FLORA O que podemos ver no percurso do Sector 1?
Todo o percurso é feito dentro do Parque Natural do Vale do Guadiana, uma área de grande biodiversidade. Ao longo deste caminho poderá ver com facilidade grandes rapinas e outras aves e, com sorte, veados (estes bem cedo ou ao final do dia). Neste itinerário atravessamos o Vascão, um dos poucos habitats do saramugo (Anaecypris hispanica), um pequeno peixe que apenas existe na bacia do Guadiana e do Guadalquivir e que se encontra classificado como “Criticamente em perigo”.
No percurso da EBIO descubra borboletas, libélulas e outros insetos, bem como as plantas silvestres das margens do Guadiana.