Boas práticas e recomendações GR15
Boas práticas na Rota Ao fazer a GR15 no concelho de Mértola é importante lembrar-se que está num Parque Natura, uma área protegida para fauna, flora e paisagem. Os visitantes são bem-vindos, mas todos temos que respeitar a vida selvagem e os habitantes do Parque: esta é a sua casa, devemos protegê-la.
1. Siga apenas pelos caminhos sinalizados. Respeite as recomendações dos painéis informativos e todas as proibições. O percurso segue ao longo de propriedades privadas dedicadas à agricultura, criação de gado e caça; portanto, nunca abandone o caminho ou incomode o gado.
2. Respeite os valores naturais e culturais: não perturbe a fauna nem danifique a flora, não colha plantas, líquenes, cogumelos, rochas e minerais. “Tire só fotografias, deixe apenas pegadas”.
3. Não deixe qualquer tipo de lixo ou vestígios da sua passagem, nem mesmo orgânicos (cascas de fruta, sementes, etc), leve-os consigo até ao contentor mais próximo. Ajude-nos: agradecemos se recolher algum lixo que veja no caminho deixando a área mais limpa do que a encontrou.
4. Respeite a propriedade privada. Se necessitar abrir uma cancela ou portão, deixe-os sempre fechados após a sua passagem. Não colha frutos ou outros produtos de propriedades privadas.
5. Mantenha o seu cão sempre à trela e controlado, e recolha os seus detritos. Um cão solto pode provocar danos à fauna silvestre, à vegetação, ao gado e a outras pessoas. Os cães de guarda de rebanhos podem ser agressivos para outros cães.
6. Quando encontrar um rebanho de ovelhas, vacas, etc mantenha distância e não perturbe ou assuste os animais, especialmente se houver crias ou cães de guarda.
7. CUIDADO COM O FOGO: não faça qualquer tipo de lume, evite fumar.
8. Não é permitido acampar fora dos locais designados para o efeito.
9. Seja afável com as populações locais, respeite o seu modo de vida.
10. O ruído também é poluição, desfrute dos sons da natureza.
11. Por favor não alimente os animais selvagens ou o gado.
12. Ao consumir produtos locais e utilizar serviços das empresas locais está a contribuir para o desenvolvimento rural.
13. Época de caça de 15 de agosto a 28 de fevereiro, especialmente à quinta-feira, fins de semana e feriados. Nunca abandone os trilhos marcados.
Recomendações Antes de começar, veja as nossas recomendações.
1. Antes de iniciar o percurso informe-se sobre o trajeto, grau de dificuldade, distância, desnível, meteorologia, bem como do número de horas de luz que terá para o completar. Evite realizar o percurso sozinho, mas se o fizer informe alguém sobre o que vai fazer e a que horas prevê terminar.
2. Leve comida e água suficiente. A água é imprescindível, especialmente na primavera e verão, pois não há muitos pontos de abastecimento.
3. Utilize vestuário e calçado apropriados para caminhada e adequados às condições climáticas. O calçado é muito importante, deve ser cómodo e próprio para a atividade.
4. Está numa região com elevado grau de insolação, pouca sombra e que atinge temperaturas muito elevadas na primavera e verão: PROTEJA-SE do sol utilizando chapéu, protetor solar, óculos de sol e roupa adequada. Leve consigo um pequeno estojo de primeiros socorros com: pensos rápidos e contra bolhas nos pés, pomada para dores musculares, pomada contra picadas de insetos, analgésicos (Aspirina, Ibuprofeno), ferramenta mulltiusos ou canivete.
5. Leve telemóvel com bateria totalmente carregada, porém há zonas muito isoladas no percurso sem cobertura de rede. Leve sempre um mapa e, se possível, GPS e bússola.