GR15 Sector 7 – 28km
O percurso inicia na Vila Museu de Mértola, passa a ponte sobre o Rio Guadiana e segue encosta acima por caminhos de terra batida, para desfrutar de uma panorâmica vista da Vila e do Centro de Agroecologia e Regeneração para o Semiárido (CARES) | Horta da Malhadinha.
À medida que se afasta de Mértola, a vegetação torna-se mais rasteira, revelando áreas de pseudoestepe cerealífera, onde o dourado do restolho (no verão) ou o verde vibrante (na primavera) se estende até perder de vista. Depois, marcado por um terreno ondulado e horizontes amplos, o percurso segue por uma paisagem dominada pelo montado de azinho e olivais tradicionais até chegar a Corte Sines.
Esta aldeia serve como ponto de transição, onde o terreno passa a alternar entre zonas de matos e áreas de pastagem, o que possibilita depois desta aldeia, a localização da Herdade de Vale Côvo, um produtor de plantas aromáticas e óleos essenciais.
Entra no concelho de Serpa, ao chegar ao Monte Lilef-Ranch, que é um ponto de referência entre Mértola e Serpa, para quem percorre o Setor 7 e 8 da GR15.

Mértola
Partida

28km
Extensão

Média
Dificuldade

4m
Altitude Mínima

190m




