Setor 1 – 13,1 km
Começamos o percurso na entrada do «Caminho dos Três Pauzinhos», junto
ao Complexo Desportivo de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António.
Seguimos rumo ao Guadiana e daí junto ao rio com passagem pela primeira
edificação da cidade pombalina, a antiga Alfândega, o primeiro edifício a ser mandado construir pela mão da régua e esquadro da linha iluminista de Marquês de Pombal.
De volta à GR15, a direito, continuamos em direção ao concelho de Castro Marim, descobrindo à direita as sublimes salinas inseridas, por sua vez no ex-libris natural do território, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
À esquerda, atravessamos a Estrada Nacional 122 e viramos em direção ao centro da vila castro-marinense avistando o Revelim de Santo António, a Igreja Matriz, a Praça 1º de Maio e mais abaixo, ao descer a rua central, encontramos o Mercado Local e Posto de Turismo, onde pode recolher informações e deliciar-se com alguns dos mais típicos produtos agroalimentares. Seguindo o rumo, e a sinalética, entramos na Quinta da Cerca e usufruímos de uma fantástica vista panorâmica para a zona da Vista Real e Rio Guadiana. Continuamos a caminhar atravessando a localidade de Monte Francisco, passando pelo Largo Paco de Lucía (um tributo ao guitarrista espanhol de flamenco e à memória de sua mãe Lúcia Gomes, natural desta povoação). Pé na terra e continua o percurso, onde podemos vislumbrar o conceituado resort e campo de golf Castro Marim Golf & Country Club. Adiante podemos tomar um refresco no Clube da Junqueira ou na Taberna do Gil e da Graça, mas também encontrar entre hortas e variadíssimos pomares, um laranjal, bem como poços de outras épocas entre muros seculares. No final do setor, e a delimitar o troço, a possibilidade de descanso e alojamento no turismo em espaço rural: «Casas do Palheiro Velho», localizado no sítio dos Castelhanos.
V.R.S.A.
Partida
13,1km
Extensão
Fácil
Dificuldade
64m
Altitude Mínima
253m