Setor 2 – 17,6km
Ao deixar a localidade de Junqueira seguimos pela antiga estrada nacional atravessando extensos laranjais e hortas.
Acabamos por cruzar a ribeira de Beliche e avistamos, do outro lado da margem, aquele que é considerado um dos maiores pomares de alfarrobeira da Europa.
Seguimos caminho pela margem direita da ribeira do Beliche e pela vegetação típica ribeirinha, com possibilidade de encontrar rebanhos de cabras de raça algarvia e ovelhas. A vegetação ribeirinha dá agora lugar a zonas de azinheira que deram o nome à próxima localidade no mapa: Azinhal. A subida é acentuada eladeada por sargaço, tojo, rosmaninho, mato e antigos vestígios de pomar de sequeiro e oliveiras.
No topo, e depois da elevação, finalmente o descanso com uma maravilhosa vista panorâmica. Aqui há interseção com o PR3 «Janelas do Guadiana». Na chegada à localidade de Azinhal avistamos a Igreja Matriz e, no Espaço Multiusos, encontra a Queijaria Experimental onde pode comprar e degustar os deliciosos queijos frescos ou iogurtes de leite de cabra de raça algarvia.
Mais à frente, e no decorrer do caminho, encontramos os doces exímios da famosa pastelaria «A Prova». Aqui encontra também cestaria típica e a afamada renda de bilros. No caminho até à próxima localidade encontramos vistas panorâmicas sobre o Guadiana e, na outra margem do rio, a vizinha Espanha. Na passagem pela antiga Quinta da Choça a vegetação ribeirinha é rainha, avistando gado e rebanhos. Avista-se mais uma subida acentuada, a passagem por algumas ruínas e da antiga Quinta que resiste ao passar dos anos. De volta ao trilho, mais umas passadas, e chegamos à aldeia histórica de Almada D’Ouro com calçada tradicional em xisto. Atravessam-se as ruelas, descemos e voltamos a bater pé na linha junto ao Guadiana, com possibilidade de encontrar pescadores tradicionais. Entre hortas e figueirais ouve-se o chilrear de melros e rouxinóis até encontrarmos um dos antigos postos da Guarda Fiscal (em tempos de contrabando). O percurso começa a afastar-se do rio em direção à aldeia de Odeleite, mas não sem antes passar pela localidade de Alcaria, onde se avista uma estação de serviço de autocaravanismo no cimo do monte e o restaurante Alberto’s. São precisamente 2 km até ao final do setor. Avista-se a Mata das Terras da Ordem e uma panorâmica sobre a aldeia e a barragem de Odeleite (aquela que conjuntamente com a barragem de Beliche, abastece grande parte do Algarve). Na chegada a Odeleite encontra variadíssimas hortas, a ribeira e interseção com o PR 4 «Odeleite de Perto e de Longe» e o PR 5 «Terras da Ordem».
Junqueira
Partida
17,6km
Extensão
Fácil
Dificuldade
8m
Altitude Mínima
112m