Setor 5 – 16km
Entramos na última etapa algarvia da GR15! São quase 16 km até à entrada no concelho vizinho de Mértola, já na região do Alentejo. À saída da vila de Alcoutim passamos a ponte da ribeira dos Cadavais e caminhamos por entre a Escola, viragem à direita com passagem pelo Grupo Náutico de Alcoutim, o Hotel e a Pousada da Juventude da vila, e ainda o fantástico Slide Transfronteiriço na outra margem (experiência única e inesquecível cruzando o Rio Guadiana de Espanha até Portugal.
São 720 metros de comprimento que unem os dois países, cruzando o rio a uma velocidade de 80 km/h). Depois da adrenalina abandonamos a vila de Alcoutim. Entramos mais uma vez em caminhos rurais com passagem junto do Castelo Velho.
Seguem-se caminhos agrícolas onde é recorrente o avistamento de peças cinegéticas, manchas de pinheiro manso e oliveiras centenárias. Voltamos aos caminhos de pé posto por entre o extenso arvoredo e uma vista privilegiada sobre o rio.
Tomamos o antigo caminho dos Guardas-Fiscais na outrora vigia e combate ao contrabando intersetando alguns postos antigos de vigia, agora reconvertidos. A vista é para Espanha, para Puerto de la Laja, onde em tempos áureos os barcos eram carregados de minério. Alcançamos nesta altura o Monte Vascão até descer a ribeira com o mesmo nome. Chegamos à zona que delimita as regiões do Algarve e Alentejo, cruzamos a fronteira entre os concelhos de Alcoutim e Mértola, respetivamente.
Atravessando a Ribeira do Vascão, chegamos à Mesquita e terminámos os 78,5 km que perfazem a parte algarvia da Grande Rota do Guadiana.
Se é aventureiro força nas pernas e vamos ao caminho até Mértola. Boa viagem e volte sempre!
Antes de partir para norte, pode optar por passar para a GR114, atravessando de Alcoutim para Sanlucar.
Alcoutim
Partida
16km
Extensão
Fácil
Dificuldade
3m
Altitude Mínima
96m